Universidade e mundo do trabalho: revendo o vínculo na perspectiva dos estudantes

Autores

  • María Marta Coria Facultad Regional del Neuquén, Universidad Tecnológica Nacional – Argentina

DOI:

https://doi.org/10.33414/rtyc.48.10-21.2023

Palavras-chave:

ensino superior, mercado de trabalho, pesquisa aplicada, capital humano

Resumo

Esta pesquisa explora as ligações entre a universidade e o mundo do trabalho, propondo novas perspectivas sobre a contribuição da educação universitária para o desempenho profissional dos futuros graduados. O trabalho apresenta os resultados de um estudo exploratório realizado com duas turmas de alunos do curso técnico, uma turma do primeiro ano e outra próxima da conclusão da graduação. Os resultados contribuem para aprofundar o conhecimento sobre as ideias ligadas à formação universitária e as expectativas dos estudantes universitários em relação ao seu trabalho e oportunidades profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Becker, G. (1975). El capital humano: Un análisis teórico y empírico referido fundamentalmente a la educación. Madrid: Alianza Editorial.

Brito Cabrera, C y Ramos Velásquez, M (2017) “Estudio sobre las características del perfil del ingresante de la Universidad del Chubut” VI Congreso Nacional e Internacional de Estudios Comparados en Educación. Buenos Aires, septiembre de 2017. Disponible en http://www.saece.com.ar/docs/congreso6/trab017.pdf

Coria, M (2020) “Factores que influyen en la decisión de ingreso a la Universidad”. Revista Tecnología Y Ciencia, (39), 178-194. ISSN 1666-6933. DOI: https://doi.org/10.33414/rtyc.39.178-194.2020.

Fernández-Salinero, C y García Alvarez, J (2019) “La inserción laboral de graduados y graduadas a través de los contactos personales. Una propuesta desde la gestión del conocimiento” Revista Interuniversitaria 32 – 1. ISSN: 1130-3743 - e-ISSN: 2386-5660. DOI: http://dx.doi.org/10.14201/teri.20196.

Gette, M.; Pordomingo, E.; Rodríguez, R. y Antonietti, L. (2018).“Inserción laboral y trayectorias profesionales de los contadores públcios egresados de la FCEyJDE LAUNLPam” Revista Perspectivas de las Ciencias Económicas y Jurídicas. Vol. 8,N° 2 (julio-diciembre). Santa Rosa: FCEyJ (UNLPam); EdUNLPam; ISSN 2250-4087, e-ISSN 2445-8566 pp. 81-98. DOI http://dx.doi.org/10.19137/perspectivas-2018-v8n2a05.

Morduchowicz, A (2004) “Discusiones de economía de la educación” Editorial Losada. Buenos Aires, Argentina.

Schultz, T. (1971). Investment in Human Capital: The role of Education and of Research. New York: The Free Press.

Veleda, C (2002) “Estrategias individuales y familiares en la elección de las instituciones de educación superior” en Kisilevsky, M y Veleda C “Dos estudios sobre el acceso a la educación superior en la Argentina” IIPE – UNESCO. Disponible en https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000129506?posInSet=122&queryId=a895b224-be77-45b3-91da-f91753d3130c

Zandomeni, N, y Chignoli, S. (2008). Estudio de Seguimiento de Egresados. El Caso de los Graduados Recientes de la FCE-UNL. Ciencias Económicas, 1(8), 45-58. https://doi.org/10.14409/ce.v1i8.1117.

Publicado

2023-10-06

Como Citar

Coria, M. M. (2023). Universidade e mundo do trabalho: revendo o vínculo na perspectiva dos estudantes. Revista De Tecnologia E Ciência, (48), 10–21. https://doi.org/10.33414/rtyc.48.10-21.2023