Iconografia como ferramenta em tecnologias de realidade aumentada para visualização do risco sísmico de edifícios
DOI:
https://doi.org/10.33414/rtyc.45.1-13.2022Palavras-chave:
Iconografia, Risco Sísmico, Realidade AumentadaResumo
Nas últimas décadas, a frequência de fenômenos naturais de risco e a gravidade de seus impactos aumentaram. Isso desencadeou avanços na gestão da segurança sísmica dos edifícios, seus sistemas essenciais e no estudo dos riscos de desastres naturais. Neste quadro, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver iconografia e aplicá-la em um software imersivo de tecnologia de realidade aumentada, para visualização do risco sísmico de uma edificação. Para isso, será utilizada uma metodologia quase experimental que combina procedimentos de análise teórica e atividades práticas de tentativa e erro. Conclui-se que é possível integrar a iconografia e a realidade aumentada, assim como é possível visualizar os riscos e reconhecer as ameaças no caso, especialmente relevante, dos edifícios educacionais.
Downloads
Referências
ANACASI. (2020). La Iconografía en el Diseño Gráfico. ANASACI. https://anasaci.com/blog/disenadores/diseno_grafico/la-iconografia-en-el-diseno-grafico.html
APPPARAPC. (2019). Amway Realidad Aumentada para PC. APPPARAPC.com. https://appparapc.com/apk/6382957/#anchor-informations
Barredes, J. A. (2015). Proceso creativo del diseño iconográfico. Cuadernos reciclados. https://juanandresbg.wordpress.com/2015/08/03/proceso-creativo-del-diseno-iconografico/
Bello, O., Bustamante, A. y Pizarro, P. (2020). Planificación para la reducción del riesgo de desastres en el marco de la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. Documentos de Proyectos (CEPAL) Santiago, Chile.
Carpignoli, N. (2022). AR.js - Augmented Reality for the Web. https://github.com/jeromeetienne/AR.js
CEPAL. (2018). Guía de ejercicios para la evaluación de desastres. Documentos de Proyectos. Santiago, Chile. https://www.cepal.org/es/publicaciones/44146-guia-ejercicios-la-evaluacion-desastres
CRED. (2022). Disasters Year in Review 2021. Centre for Research on the Epidemiology of Disasters. Edition N°66. https://www.cred.be/publications
EN-1998-1. (2004). Eurocode 8. Design of structures for earthquake resistance -Part I. General rules, seismic actions and rules for buildings. British Standards Institution.
Fresco, F. (2021). Realidad Aumentada. IES Mario López. https://www.iesmariolopez.com/realidad-aumentada/
INPRES. (2022). Reglamentos. Zonificación Sísmica. http://contenidos.inpres.gob.ar/acelerografos/Reglamentos#Zonificaci%C3%B3n%20S%C3%ADsmica
Jorquera, N. (2014). Método integral de evaluación del riesgo sísmico del patrimonio arquitectónico menor. Apuntes, 27(1), 52-63. http://dx.doi.org/10.11144/Javeriana.APC26-2.mies
Ministerio de transporte. (2017). Vialidad Nacional. Manual de señalamiento vial. https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/manual_sv.pdf
Morillo, Y. (s.f.). Realidad aumentada. Qué es, ventajas, tipos y aplicaciones. Futuro Eléctrico. https://futuroelectrico.com/realidad-aumentada/
Naciones Unidas. (2015). Marco de Sendai para la Reducción del Riesgo de Desastres 2015-2030. ICLUX ES, 1° ed. Ginebra, Suiza. https://www.unisdr.org/files/43291_spanishsendaiframeworkfordisasterri.pdf
OEA. (1993). Manual Sobre el Manejo de Peligros Naturales en la Planificación para el Desarrollo Regional Integrado. Washington, D.C. https://pdf.usaid.gov/pdf_docs/PNABR843.pdf
OPS. (2004). Fundamentos para la mitigación de desastres en establecimientos de salud. Washington, D.C. 2° ed. http://www.disaster-info.net/safehospitals_refdocs/documents/spanish/FundamentosParaLaMitigacion.pdf
Orozco, C., Esteban, P. y Trefftz, H. (2006). Collaborative and distributed augmented reality in teaching multi-variate calculus. WBE'06 Proceedings of the 5th IASTED international conference on Webbased education, ACTA Press Anaheim, CA, USA.
Placenote. (s.f.). Explore Placenote. Placenote. https://placenote.com/about-the-sdk
Ramírez, I. (2021). ARCore: qué es, para qué sirve y móviles compatibles. Xataka. https://www.xatakandroid.com/realidad-aumentada/arcore-que-sirve-moviles-compatibles
Rodríguez López, M. I. (2017). Introducción general a los estudios iconográficos y a su metodología. ISBN 84-9822-173-0.
Ruiz Torres, D. (2011). Realidad Aumentada, educación y museos. ICONO, 14 (2) pp. 212-226.
Safina, S. (2003). Vulnerabilidad sísmica de edificaciones esenciales. Análisis de su contribución al riesgo sísmico. [Tesis Doctoral, Universidad Politécnica de Cataluña] http://hdl.handle.net/10803/6226
Sanna, A. y Manuri, F. (2016). A Survey on Applications of Augmented Reality. Advances in Computer Science: An International Journal, 5 (1), 18-27.
Tokio School. (2021). Vuforia Unity: Experiencias en Realidad Aumentada. Tokio School. https://www.tokioschool.com/noticias/vuforia- unity/#:~:text=Vuforia%20Unity%20es%20un%20kit,especializar%20en%20AR%20debe%20conocer
UNDRR. (2022). Comprender el riesgo. Naciones Unidas para la reducción de riesgo de desastres. https://www.undrr.org/building-risk-knowledge/understanding-risk
UNESCO. (1980). Terremotos: evaluación y mitigación de su peligrosidad. Editorial Blume, 1°ed.
UNISDR. (2018). Plan Nacional para la Reducción del Riesgo de Desastres. Ministerio de Seguridad, Argentina. https://www.argentina.gob.ar/sinagir/institucional/plan-nacional-reduccion-de-riesgos
Unity Mars. (2020). Herramientas especializadas para creadores de AR. Unity Mars. https://unity.com/es/products/unity-mars
Wikitude. (2020). Wikitude Augmented Reality SDK. La plataforma de desarrollo RA definitiva. https://www.wikitude.com/products/wikitude-sdk/
Publicado
Versões
- 2022-12-05 (2)
- 2022-10-04 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sergio Heredia, Sergio Reiloba, Sandra Noemi Guillén Rodríguez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.